Publicidade
Publicidade
O Ipad é tão bom que perde para o Kindle
PublishNews, Carlo Carrenho, 25/10/2010
Carlo Carrenho fala sobre a diferença dos gadgets no momento da leitura.

Eu tenho atualmente um iPad, um iPhone, um Cooler (cortesia da Gato Sabido), um Sony Reader e dois Kindles (2ª e 3ª gerações). O melhor gadget? O iPad, sem sombra de dúvida. O melhor e-reader? O Kindle (3ª geração) sem sombra de dúvida. Contraditório? Não, e explico. O iPad não é um e-reader, é um tablet multifuncional que vai concorrer com os laptops. Faz quase tudo aquilo que um computador faz, muitas vezes melhor e com mais rapidez. Já o Kindle é um e-reader, e nada mais. Mas não é melhor carregar apenas um apetrecho, que já faça tudo, ao invés de vários gadgets “especialistas”? Talvez em longas viagens, sim, mas só neste caso.

Por ser um “especialista”, a leitura no Kindle é mais agradável devido à tecnologia de e-Ink (pode-se ler ao sol) e ele é

muito menor e mais leve que o iPad. Mas não é isto o que realmente faz a diferença. Até porque alguém já disse que “em dias de sol, eu prefiro fazer outras coisas que ler”. A grande questão é que ler um livro exige um mínimo de tranquilidade.



Toda leitura de livro é um certo retiro emocional e espiritual, é um momento de reflexão e de relaxamento. E o iPad é tão bom, tão ágil, tão divertido que se torna impossível alcançar a paz de espírito necessária para a boa leitura. Quando estou com meu iPad, não consigo ficar 10 minutos sem checar e-mail, ver o Twitter ou navegar na Internet. É fascinante e viciante. A melhor descrição deste “problema” do iPad foi feita por Peter Bregman em um post no blog da Harvard Business Review:Why I returned my iPad..

Portanto, para ler com calma e viajar no prazer da leitura nada é melhor que o Kindle, que aliás é hoje o e-reader mais barato do mercado brasileiro (R$ 550) ainda que importado regularmente diretamente da Amazon. Para todo o resto, o iPad é imbatível.


Carlo Carrenho é o fundador do PublishNews no Brasil e co-fundador do PublishNews na Espanha. Formado em Economia pela FEA-USP, especializou-se em Edição de Livros e Revistas no Radcliffe Publishing Course, em Cambridge (EUA). Atualmente trabalha na área de desenvolvimento internacional de novos negócios para a Word Audio Publishing International na Suécia e é advisor da Meta Brasil e da BR75 no Brasil. Como especialista no mercado de livros, já foi convidado para dar palestras e participar de mesas em países como EUA, Alemanha, China, África do Sul, Inglaterra e Emirados Árabes, entre outros. É co-curador da conferência profissional Feira do Livro de Tessalônica.

Carlo é paulista, morou no Rio, e atualmente vive em Estocolmo, na Suécia. É cristão, mas estudou em escola judaica. É brasileiro, mas ama a Escandinávia. Enfim, sua vida tende à contradição. Talvez por isso ele torça para o Flamengo e adore o seriado Blue Bloods.

** Os textos trazidos nessa coluna não refletem, necessariamente, a opinião do PublishNews.

Tags: e-reader, Kindle
Publicidade

A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!

Leia também
Teriam as duas plataformas de assinatura de conteúdos em áudio dado o primeiro passo para um relacionamento mais estável?
Em seu artigo, Carlo Carrenho fala sobre a importância das festas e eventos literários presenciais para o negócio do livro
Carlo Carrenho entrevista três respeitados profissionais de marketing e vendas do mercado de livros no Brasil: Daniela Kfuri, Bruno Zolotar e Gerson Ramos
Em sua coluna, Carlo Carrenho faz uma análise sobre o mercado de audiolivros e tenta responder a essa pergunta que é uma das grandes questões do momento
Carlo Carrenho seleciona o melhor da programação da maior feira de livros do mundo
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Seção publieditorial do PublishNews traz obras escritas por Beatriz Misaki e pelo streamer e youtuber Baka Gajin
'Buruna', escrito por Beatriz Misaki, conta a história de uma brasileira descendente de japoneses e que passa por um confuso processo de se entender enquanto pessoa amarela
Publicado pela Uiclap, 'Mihail' se destaca por sua abordagem única da inteligência artificial, Cyberpunk e ficção científica
Com 30 mil leilões realizados, Vera Nunes é referendada por colecionadores e concorrentes como a mais importante negociante de livros raros em atividade no Brasil
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews
Os leitores não têm dificuldade em distinguir entre o real e o imaginado.
Ian McEwan
Escritor inglês
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar